loader image

+ Saúde

5 sinais para você consultar um cirurgião de cabeça e pescoço.

A especialidade de cabeça e pescoço é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças na região da face, pescoço, boca, glândulas salivares e tireoide. Entre essas condições, os tumores de tireoide estão entre os problemas mais frequentes e, quando detectados precocemente, têm alto índice de cura. No entanto, muitos pacientes ainda desconhecem os sinais de alerta que exigem avaliação médica especializada.

Segundo o Cirurgião de Cabeça e Pescoço, Dr. Diego Rocha Moreira, do Hospital Albert Sabin, a observação dos sintomas é essencial para um diagnóstico precoce.

Nódulos no pescoço que não desaparecem, alterações persistentes na voz, dificuldade para engolir, dores incomuns ou feridas na boca que não cicatrizam são sinais que merecem atenção. Quanto antes o paciente procurar um especialista, maiores são as chances de identificar e tratar doenças graves, incluindo tumores de tireoide”, alerta o médico.

5 sinais que indicam a necessidade de avaliação com cirurgião de cabeça e pescoço:
– Nódulos ou caroços no pescoço: especialmente se persistirem por mais de 3 semanas.
– Alterações na voz: rouquidão sem melhora após 15 dias.
– Dificuldade para engolir ou sensação de algo parado na garganta.
– Feridas na boca que não cicatrizam.
– Crescimento rápido ou aumento de volume no pescoço, especialmente na região da tireoide.

“A cirurgia de tireoide é indicada em casos de tumores malignos, crescimento rápido do nódulo, compressão de estruturas próximas ou quando há suspeita de câncer. A boa notícia é que, na maioria dos casos, a cirurgia é segura e minimamente invasiva, com excelente recuperação,” explica o Dr. Diego.

O especialista reforça que a atenção aos sinais do corpo e a realização de exames periódicos são fundamentais para diagnósticos precoces e tratamentos menos invasivos. “Na maioria das vezes, o paciente chega ao consultório quando os sintomas já estão avançados. O ideal é sempre buscar avaliação médica ao menor sinal de alteração, mesmo que pareça algo simples,” conclui o cirurgião.

Fonte: MCAtrês