A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pela principal metodologia de Acreditação no Brasil, possuindo Instituições Acreditadoras Credenciadas (IACs), que realizam as avaliações dos serviços de saúde de acordo com a metodologia definida pelo Manual Brasileiro de Acreditação e pelas Normas Orientadoras.
O Hospital Albert Sabin é acreditado nível 2 pela metodologia ONA e, nos dias 30 e 31 de março de 2022 receberá a visita de manutenção do Nível. “O objetivo de receber essa certificação é reafirmar o compromisso em relação à qualidade e segurança na assistência prestada aos nossos pacientes e às equipes envolvidas, direta e indiretamente, em todas as etapas do tratamento médico”, explica Aline Guarnieri, Gerente de Qualidade do HAS.
A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor da saúde. Realizada de forma voluntária e reservada, a acreditação não tem caráter fiscalizatório e constitui essencialmente em um programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua, além de garantir que o hospital atende aos princípios de segurança em todos os processos organizacionais e dispõe de um sistema de planejamento e organização focado na gestão integrada.
A ONA classifica a acreditação em três níveis, sendo:
“Sintetizando, a certificação ONA visa garantir que todos os clientes/pacientes, sejam atendidos através desses padrões, além de proporcionar um ambiente livre de riscos, com foco em melhoria contínua, para todos aqueles que circulam dentro do hospital”, diz Guarnieri.
Como acreditado pleno na metodologia ONA, o Hospital Albert Sabin oferece, de forma assegurada e certificada, toda qualidade e segurança no atendimento, demonstrando preocupação com a melhoria contínua nos processos e proporcionado uma melhor experiência para o paciente e toda a equipe médica que o cerca. “E nesse sentido, trabalhar em um hospital que possui a cultura voltada para processos de qualidade e segurança do paciente proporciona um ambiente seguro, possibilitando a obtenção de resultados e desfechos clínicos otimizados para assistência ao paciente, além de propiciar integração entre as equipes, com foco na melhora de todo o processo e redução de retrabalho”, finaliza a gerente de qualidade do HAS.
Fonte: MCAtrês