loader image

+ Saúde

Hospital Albert Sabin reutiliza seus resíduos não infectantes.

Em maio de 2022 iniciamos uma parceria com a Musa, gerenciadora de resíduos de empresas, para coordenar o trabalho de reutilização do lixo do hospital.

Hoje todos os resíduos não infectantes do HAS são destinados ao reúso, nada mais vai para aterros sanitários. Tudo é separado em 3 tipos: reciclados, orgânicos e outros. Os reciclados vão para cooperativas de reciclagem, os orgânicos vão para cooperativas de compostagem e são transformados em adubo orgânico, e os outros vão para indústria onde geram combustível energético através da incineração. Ou seja, tudo é reutilizado.

Desde a implantação, foram coletados 86.238 Kg de resíduos, sendo 15.151 Kg de resíduos orgânicos destinados a produção de adubo, 52.999 Kg de resíduos recicláveis destinados às cooperativas e 18.086 Kg de outros resíduos.

Com a mudança no gerenciamento de resíduos, tivemos uma economia de 250.593 Kg de CO₂, isso é o mesmo que um carro gera quando roda 1.318.914 Km. Houve ainda uma economia de 459 m³ de aterro sanitário, isso equivale ao espaço que 1.532 geladeiras ocupariam se colocadas lado a lado. A indústria produziu 27.031 Kwh de combustível energético e todo o CO₂ gerado para esta produção é compensado com créditos de carbono que são adquiridos pela nossa empresa parceira.

O Hospital Albert Sabin tem o selo Musa e leva a sério a tratativa do lixo e a preservação dos nossos recursos naturais, reafirmando nosso compromisso ambiental.