loader image

+ Saúde

Hemodinâmica no Hospital Albert Sabin.

A hemodinâmica nos hospitais tem como objetivo realizar procedimentos minimamente invasivos e com maior eficiência. É o setor que faz diagnósticos e trata disfunções neurológicas e cardiovasculares, como obstruções, aneurismas e tromboses dos vasos sanguíneos.

Tanto o diagnóstico quanto o tratamento são realizados via cateter para analisar os vasos sanguíneos e, a partir das informações obtidas através das imagens do raio X, é possível diagnosticar doenças neurológicas, endovasculares e cardiológicas, tais como: aneurisma de aorta abdominal, síndrome compressiva pélvica, estenose carotídea, doença arterial periférica, sangramentos de órgãos a distância e malformações vasculares.

Os exames que podem ser realizados são:

• Angiografia cerebral, procedimento que tem a finalidade de avaliar a anatomia e circulação dos vasos sanguíneos do encéfalo.

Cateterismo cardíaco, que consiste em tratar doenças cardíacas através de um cateter.

• Estudo eletrofisiológico, um processo intracardíaco especial que analisa os defeitos no sistema elétrico do coração.

As cirurgias endovasculares realizadas no setor da hemodinâmica seguem uma metodologia de execução específica. Através de uma punção de vasos localizados na virilha, braço ou punho, é direcionado um cateter até o vaso alvo de tratamento. O procedimento é efetuado com equipamentos especiais que permitem a visualização do interior dos vasos sanguíneos.

Visando disponibilizar para seus pacientes e funcionários a maior qualidade de serviços no âmbito da saúde, o Hospital Albert Sabin oferece a mais moderna, ampla e eficiente gama de equipamentos para que seus profissionais exerçam com total capacidade seus domínios.

Fonte: MCAtrês